quarta-feira, 1 de abril de 2009

A ANTIGA FILARMÓNICA DO COUÇO DE MOURAZ


(...) No mesmo sentido vão as palavras do Sr. Ernesto Dinis da Silva Borrego, residente no Couço, ex-autarca e pessoa muito participativa e conhecedora da vida da freguesia:
«Era tradição encontrarmo-nos no Largo que era o centro da povoação. Depois, lá vinha um cavalheiro com o seu harmónio, outro com um bandolim, outro com uma gaita de boca…a dança de roda era o nosso passatempo».
De facto, desde os tempos da antiga “Philarmonica do Cousso”, que na segunda metade do século XIX fora muito prestigiada e conhecida em toda a região, a música era um elemento marcante da vida social e cultural daquela povoação. A antiga banda do Couço, regida pelo Padre João Pereira da Silva, era muito solicitada a participar em festas, sobretudo em procissões religiosas. Na sessão de 13 de Julho de 1879 a Mesa da Irmandade de Nossa Senhora da Esperança deliberava contratar a filarmónica do Couço para a festa de 5 de Agosto:
«(…) ahí reunidos em sessão extraordinária o Juiz lhes propôs quem querião que se convidasse para pregar no dia da festa do dia cinco de Agosto próximo, assim como qual a Philarmonica que se havia de rogar para a mesma festa e se decidio fosse convidado o Padre João Pereira da Silva do Cousso para pregar e também a sua philarmonica para a festa».

In Mouraz História e Memórias, António Fernando Dias de Almeida

Sem comentários:

Enviar um comentário